quinta-feira, 21 de novembro de 2013

JNG Materiais Elétricos | Comandos elétricos ( Parte 10 ) FINAL


Esta mesma técnica pode ser usada para o motor de 12 terminais que funciona em 440V. Os motores de maior porte, e por conseguinte maior custo, justificam a utilização de relés de proteção, um para cada parâmetro protegido, como relé de sobrecorrente, de subtensão, de sobretensão, de falta de fase e de sobretemperatura.
Dimensionar uma chave de partida estrela-triângulo para um motor de 100cv, I pólos, 380V/660V - 60Hz, com comando em 220V, Tp = 10s.
In (220V) = 232A
In (380V) = 134,31A λ Dados do Catálogo de Motores WEG:
FT1
CWM 80.1.220.60 + BCXMF 10 λ Dimensionando os Contatores K1 e K2:
Ie0,58 x In
≥Ie78A
≥Portando, os contatores a serem escolhidos, de acordo com o catálogo serão:
CWM 80.1.220.60 K1 K2
CWM 50.1.220.60
Ie0,3 x In
≥Ie4,3A
λ Dimensionando o Contator K3:
≥Portando, o contator a ser escolhido, de acordo com o catálogo será:
Engº. Edílson Alfredo da Silva CREA-8786/D
49 Circuito exemplo de partida em estrela triângulo
KT1
FT1 S0
Rampa de Desaceleração λ Dados do Catálogo de Motores WEG:
FT1 Ip = 599A
KT1 Y
ΔΔ K2 KT1
FT1 S1
PARTIDA COM CHAVE COMPENSADORA • Partida de motores sob carga;
• Reduz a corrente de partida (dependendo do TAP do transformador), evitando sobrecarga no circuito; • A tensão na chave compensadora é reduzida através de auto-transformador;
• Taps do auto-transformador: 50, 65 e 80% da tensão.
Dimensionar uma chave de partida compensadora para um motor de 30cv, VIII pólos, 220V/60Hz, com comando em 220V, tap de 80%, Tp = 15s.
Engº. Edílson Alfredo da Silva CREA-8786/D
50 λ Dimensionando o Contator K1:
IeIn
KT1
FT1 S0
H FT1
KT1 K1 K2
DIAGRAMA UNIFILAR Rampa de Desaceleração
Tensão Plena Rampa de
Para dimensionar o contator K2, tem-se que levar em consideração o tap utilizado o qual reduzirá a tensão e a corrente do secundário do autotransformador por um fator “k” (no caso de 80%, k = 0,8 ) . Para K2, teremos:
IeIn
≥Ie 78,8 A
Iek2 x In
No caso de K3, leva-se em consideração o fator “( k - k2 ) x In ” , que para o tap de 80% será 0,16 x In:
Ie( k - k2 ) x In Ie 12,61 A
O relé a ser escolhido deve ser escolhido pela corrente nominal do motor, ou seja:
Ie 78,8 A ≥
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


fonte: ebah (*Todos os direitos reservados)
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